Qual é a taxa cobrada no Desenrola Brasil? Data para o fim do programa confirmada
O governo federal anunciou que não haverá nova prorrogação para o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que encerrará no dia 31 de março. Desde sua implementação, mais de 12,2 milhões de pessoas foram beneficiadas, renegociando aproximadamente R$37,5 bilhões em dívidas, com descontos.
Inicialmente previsto para terminar em dezembro do ano passado, o Desenrola Brasil teve seu prazo estendido até março deste ano. No entanto, o Ministério da Fazenda afirmou que não há planos para estender novamente o programa.
Uma das novidades do Desenrola foi a possibilidade de negociação presencial, disponível em mais de 6.000 agências dos Correios em todo o país. Além disso, nesta quinta-feira (21), será realizado o Dia D, uma ação conjunta dos Correios, Serasa e Desenrola, com apoio do Ministério da Fazenda, para combater a inadimplência.
Durante o Dia D, técnicos e especialistas em educação financeira estarão disponíveis em 27 agências centrais dos Correios, em todas as capitais brasileiras, para auxiliar a população. Em São Paulo, o evento acontecerá na agência central dos Correios, na Praça do Correio, região central da capital paulista.
Uma das vantagens oferecidas pelo programa é a possibilidade de quitar dívidas com descontos de até 96%. Dívidas bancárias, de cartão de crédito, de estabelecimento de ensino e contas básicas atrasadas de água, energia e gás podem ser negociadas.
Para acessar o Desenrola Brasil, é necessário ter uma conta no gov.br. Os usuários podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento, caso optem por não pagar à vista.
Com o fim do programa confirmado para o final deste mês, aqueles que desejam aproveitar as oportunidades de renegociação devem se apressar para não perderem a chance de regularizar suas dívidas com descontos significativos.